Habilidades

De Wiki PW
Ir para: navegação, pesquisa
Um Sacerdote conjurando sua Flecha de Penas

As Habilidades, também conhecidas dentro do jogo como skills, são capacidades adquiridas pelo personagem para atacar, adquirir bênçãos (buffs), lançar maldições (debuffs) ou mesmo aumentar a resistência do personagem. Elas podem ser adquiridas subindo níveis, completando cultivos e adquirindo novos níveis no limite do céu do personagem.

Interface Principal

Para acessar a interface principal das habilidades, é necessário clicar na tecla R, que é o atalho padrão de acesso. Caso não consiga abrir mesmo assim, é possível clicar no ícone MenuRápidoCultivo.png Cultivo da sua barra de ferramentas na parte inferior da tela do jogo e logo após clicar no ícone das HabilidadeOpcão.png Habilidades.

PaineldeHabilidades.png

Na interface principal temos acesso a várias informações importantes. A primeira parte fica à esquerda e é a lista das habilidades disponíveis para cada nível de cultivo, sejam elas já aprendidas no personagem ou não. É possível mostrar somente as que ainda não foram aprendidas para facilitar a visualização do que falta para o personagem.

Nesta mesma lista é informado o nível que cada habilidade se encontra no momento e se ainda é possível subir mais algum de acordo com os status do personagem juntamente com as taxas de moedas e alma necessárias para que este nível suba ou se ela já atingiu o seu nível máximo.

Além disso, já na parte direita da interface principal, temos a habilidade de teletransporte PortaldaCidadeSkill.png Portal da Cidade, além de espaços para habilidades extras, nível de suas profissões de forja e macros.

Abaixo faremos um pequeno glossário dos botões disponíveis em sua interface:

  • HabilidadeBotao.png Ao clicar neste botão, será possível acessar a lista de habilidades da classe do personagem.
  • AcoesBotao.png Todas as ações disponíveis para serem feitas pelo personagem estão listadas aqui, desde as mais básicas, como voar e pegar itens do chão, até as ações feitas pelas armas visuais. Pode ser acessado pela tecla de atalho E.
  • AprendidasBotao.png Nesta aba é mostrada a árvore de habilidades aprendidas pelo personagem, sejam ativas ou passivas.


BotõesEvilGod.png


  • Nesses botões é possível escolher ver as habilidades GodBotao.png GOD ou EvilBotao.png EVIL. Para ver, basta apenas clicar em cima do ícone correspondente ao cultivo escolhido.


SlotsdeHabExtras.png


  • Slots disponíveis para habilidades extras, geralmente temporárias, que podem ser obtidas no jogo.


SlotsdeMacros.png


  • Slots disponíveis para macros de habilidades. É possível criar CriarBotaoMacro.png, alterar EditarBotaoMacro.png ou desfazer ExcluirBotaoMacro.png macros.
  • RunasBotao.png Ao clicar neste botão, será aberta a interface de runas e habilidades que podem recebe-las.
  • HabilidadesPainelBotao.png Permite o acesso à interface principal de habilidades.

Evoluindo Habilidades

Para aperfeiçoar suas habilidades é bem simples. Se o próximo nível da habilidade estiver liberado para o seu personagem, aparecerá um ícone de uma seta para cima e, ao, ao colocar a seta de seu mouse em cima deste ícone aparecerão as taxas de moedas e alma necessárias para que ela evolua para o próximo nível, assim como mostra a imagem:

EvoluirHabilidade.png

Para evoluir, bata clicar neste ícone e confirmar a ação.

Tipos de Habilidades

Habilidades de Ataque

As habilidades de ataque são aquelas utilizadas para combate, seja contra um monstro ou outro jogador. São específicas para cada classe e possuem características diferentes entre si, sejam elas o efeito da habilidade, o alcance da mesma, o custo de MP, tempo de conjuração e até mesmo a duração ou o tempo de espera, além dos requisitos básicos para a utilização da mesma, uma vez que para algumas classes elas só podem ser conjuradas se houver alguma arma equipado ao personagem.

Essas habilidades vão sendo liberadas para serem aprendidas conforme o cultivo do personagem. As habilidades são iguais para os personagens da mesma classe até atingir o cultivo do nível 89 e se decidir se será Nobre (GOD) ou Diabólico (EVIL). Dependendo do caminho escolhido, as habilidades poderão ser aperfeiçoadas e ganharão efeitos diferentes.

Maldições e Bençãos

As habilidades também podem ser classificadas como maldições (debuffs) e bênçãos (buffs). Essas habilidades não podem ser consideradas de ataque, uma vez que elas servem para dois propósitos: diminuir ou aumentar a resistência de um personagem.

Existem maldições que podem diminuir defesa mágica e física ou até mesmo diminuir a resistência a algum elemento ou aumentar o dano que o personagem sofrerá com habilidades de ataque. Em contrapartida, as bênçãos são excelentes, podendo aumentar significativamente a sua resistência.

Todas essas habilidades podem ser adquiridas da mesma forma das habilidades de ataque.

Habilidades Passivas

As habilidades passivas são aquelas que dão algum tipo de bônus ao personagem sem precisar que o jogador as ative. Ao aprendê-las, elas já surtirão efeito automaticamente.

Existem passivas que aumentam as defesas física e mágicas, aumentam o HP e até mesmo o dano do personagem. Ou seja: elas são muito importantes e podem salvar sua vida naquele combate que você quer muito ganhar.

A grande maioria delas pode ser conseguida da mesma forma que as habilidades do Mundo Primitivo: através da troca de Sangue Primordial e Sangue Bárbaro na forja Caldeirão Sagrado. Porém, para algumas classes, existem outras habilidades passivas que podem ser aprendidas de outras maneiras, como em Morai, por exemplo.

Outros tipos

Algumas habilidades podem ser dividas de acordo com seu grau de importância no jogo ou ainda com base nos lugares que surgiram. Confira algumas a seguir.

Habilidades Mahayana

Após a expansão Celestiais os jogadores podem aprender as habilidades do cultivo Mahayana diretamente pelo atalho de habilidade (R). Há uma taxa em moedas para aprender as habilidade.

Habilidades Nobre e Diabólico

Após a expansão Celestiais os jogadores podem aprender as habilidades do cultivo God e Evil são aprendidas diretamente pelo atalho de habilidade (R). Há uma taxa em moedas para aprender as habilidade.

Habilidades de Morai

Após a expansão dos Celestiais, não é mais necessário obter livros de habilidade de Morai, para aprender as habilidades abra o atalho (R), custará algumas moedas para aprender.

Habilidades do Mundo Primitivo

Assim como as habilidades de Morai, as habilidades do Mundo Primitivo chegaram para deixar o personagem ainda mais competitivo. Ao contrário das habilidades de Morai, nem todas são habilidades novas ao personagem e sim evoluções de algumas que já existiam. Para conseguir essas habilidades, existe apenas uma forma de conseguir: trocando os itens SanguePrimordial.png Sangue Primordial e SangueBárbaro.png Sangue Bárbaro na forja Caldeirão Sagrado, localizada na Cidade de Kirin, cidade de entrada para o Mundo Primitivo. Esses são itens que são conseguidos de três formas:

Habilidades Elisianas

Com a chegada do sistema de Moradias, foram disponibilizados aperfeiçoamentos de algumas habilidades de todas as classes e também a tão esperada skill ultimate.

Essas habilidades só podem ser adquiridas pela troca de SeloElisiano.png Selos Elisianos na NPC "Vyn Ren, A Treinadora", localizado no lado Oeste da Cidade do Dragão. Esses selos só podem ser adquiridos ao fazer as missões da moradia, que são realizadas diariamente.

Habilidades de Quedanunca

Com a expansão Jornada Ao Oeste, foram disponibilizados novos cultivos para todos os personagens: o Alma Caótica e Alma Celestial. Assim como todos os cultivos anteriores, esses também liberaram habilidades para serem aprendidas. Nesse caso, todas as habilidades já existiam e foram aperfeiçoadas, para, geralmente, pegar o melhor das habilidades do cultivo GOD e o melhor das do cultivo EVIL e unir o melhor dos dois mundos.

Por causa disso, uma vez aprendidas, essas habilidades permanecerão no personagem, mesmo que seja utilizado o item Molde do Equilíbrio (item que permite a troca de Estima Nobre ou Diabólico perdendo todas as habilidades já aprendidas pelo personagem).

Para consegui-las, é preciso fazer a troca dos itens Insígnia do Escudeiro.png Insígnia do Escudeiro e Insígnia do Cavaleiro.png Insígnia do Cavaleiro pelo livro de habilidade pretendido no NPC Cavaleiro Real Hector, localizado no centro da cidade de Quedanunca. Esses itens podem ser adquiridos das seguintes formas:

Evolução das Passivas

Com a expansão Reino do Norte, foram acrescentadas novos níveis das habilidades passivas do Mundo Primitivo: Frio Corrosivo, Bênção Cósmica, Proteção da Ruína e Pureza Essencial. As novas passivas podem ser aprendidas no NPC Cavaleiro Hector de Queda Nunca (349,593).

As passivas poderão ser evoluídas até o Nível 10. Elas vão exigir níveis do novo céu Devoto e Sangue Bárbaro e Cristal de Sangue Bárbaro. Os Sangues Bárbaros e Cristal de Sangue Bárbaro podem ser adquiridos das seguintes formas:

  • Fazendo missões diárias de Quedanunca
  • Instância Salões da Luz-Aurora
  • Evento Semanal – Haspon, Comandante de Aparições
  • Catedral
  • Altar da Santa
  • Batalha da Sobrevivência

Passivas do Reino do Norte

Também foram liberadas duas novas passivas de dano, que serão forjadas dento do mapa Reino do Norte. As habilidades Código Glacial: Elemento (Básico) e Código Glacial: Imperador (Básico) são passivas de dano e só podem ser adquiridas exclusivamente neste mapa nos NPCs de cada facção.

Ao total as novas passivas vão conceder 20% a mais de dano direto por habilidade e 100 de ataque mágico/ físico. Para conseguir adquirir as habilidades os jogadores devem juntar Cristal de Gelo Sombrio e Fichas de Lâmina de Ouro que pode ser adquirido na seguinte forma:

  • Eventos diários do Reino do Norte

Macros de Habilidade

O termo "Macro" vem da área computacional e significa algo como "padrões capazes de executar tarefas pré-programadas"

Um advento genial no setor de habilidades foram as Macros. Elas permitem que o personagem utiliza várias habilidades só clicando em um só atalho e são essenciais para o uso do sistema de Auto Cultivo, uma vez que o agrupamento de habilidades dá independência para o personagem exercer diversas funções sem que o jogador precise estar observando.

Para criar as Macros é bem simples. Entre em sua lista de habilidades com a tecla de atalho R e à direita estarão as macros. Ao apertar em CriarBotaoMacro.png, aparecerá uma janela para criar a sua macro, como mostrado na figura a seguir:

PainelMacros.png

Depois de aberta esta janela, não tem mistério. É só seguir um passo-a-passo bem simples:

  • Escolha um ícone para a sua macro
  • Arraste as habilidades da lista para os espaços vazios
  • Se você quiser que as ações fiquem se repetindo, basta colocar o ícone de repetir sequência SequenciaMacro.png antes do restante das habilidades. Como no exemplo abaixo:
ExemploMacroRepetir.png
  • Pronto! É só arrastar o ícone que corresponde o macro criado para a sua barra de atalhos e usar!

Habilidades Runáveis

Mais um aperfeiçoamento para as habilidades, as runas chegaram junto com a expansão Jornada Ao Oeste. Ao serem equipadas, elas além de darem alguns status ao personagem, também dão uma bonificação para a habilidade em questão e isso é específico para cada habilidade e para cada runa. Ou seja: são muitos detalhes para prestar atenção e não existe uma runa perfeita para cada habilidade, tudo depende da forma com que cada um joga com seu personagem.

Existem cinco tipos de runa:

  • RunaEscarlate.png Runa Escarlate
  • RunaCeleste.png Runa Celeste
  • RunaVerdejante.png Runa Verdejante
  • RunaÁurea.png Runa Áurea
  • RunaArgêntea.png Runa Argêntea

Cada runa possui dez níveis e a cada nível, ela pode melhorar tanto o efeito ao utilizar a habilidade (existem quatro níveis de melhora) e também os status que o personagem recebe, podendo ser HP, defesa e até mesmo espírito.

As runas só podem ser equipadas nas habilidades de Quedanunca, ou seja, nas habilidades do cultivo Alma Caótica e Alma Celestial. Além disso, é preciso que os slots para as runas estejam desbloqueados e isso pode ser feito com missões disponíveis em Quedanunca.

Para acessar o painel de runas, basta clicar no íconeRunasBotao.png localizado na interface principal de habilidades e arrastar as habilidades e as runas que deseja utilizar para os espaços correspondentes, como mostra a imagem:

Painel de Runas.png

Além de equipar as runas, a interface permite que você guarde suas runas excedentes (facilitando a vida de pessoas que vivem com o inventário e o banco cheios), além de upá-las.

Confira o tópico principal sobre o assunto: Sistema de Runas.